Figura 1 – Pedrinho lendo a Bíblia
Pedrinho era um menino convertido. Antes, ele já havia sido muito desobediente aos seus pais e falava muitos palavrões. Na escola, Pedrinho arrumava briga com todo mundo. Agora, ele era uma nova criatura. Ele ia à igreja todos os domingos, orava diariamente e sempre lia a Bíblia. Ele amava a Palavra de Deus. Quando tinha somente 12 anos, já tinha lido todos os 66 livros da Bíblia.
Aplicação: Todos nós somos pecadores e fazemos, pensamos e falamos coisas que desagradam a Deus. Mas, quando passamos a crer de verdade em Jesus, o Espírito Santo nos faz ser novas criaturas. Em 2ª Coríntios 5:17 diz que “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já
passaram; eis que tudo se fez novo.” Então, quando alguém passa a viver para Jesus, abandona suas velhas atitudes, como a mentira, o ódio, a inveja, as brigas e outros pecados. Foi isso o que aconteceu com Pedrinho: o Espírito Santo passou a morar dentro dele e o fez ser nova criatura.
passaram; eis que tudo se fez novo.” Então, quando alguém passa a viver para Jesus, abandona suas velhas atitudes, como a mentira, o ódio, a inveja, as brigas e outros pecados. Foi isso o que aconteceu com Pedrinho: o Espírito Santo passou a morar dentro dele e o fez ser nova criatura.
Figura 2 – A muda da árvore (Você também pode mostrar às crianças uma muda de verdade)
Um dia, na escola, Pedrinho ganhou uma plantinha pequena, a qual nós chamamos de muda, pois depois que a plantamos e a cuidamos, ela cresce e se torna uma linda árvore. Pedrinho ficou muito empolgado e feliz. Não via a hora de chegar a sua casa e avisar para sua mãe que iria plantar aquela arvorezinha no quintal, para que ela crescesse e desse muitos frutos. Depois que virasse uma árvore, aquela plantinha iria dar um fruto muito delicioso: caju. Como queria, Pedrinho plantou aquela muda e passou a cuidar dela com muita dedicação.
Figura 3 – Pedrinho aguando a planta
Todos os dias, antes de ir à escola, ele ia ao quintal aguar a planta. Quando chegava da escola, ia verificar se ela já tinha crescido um pouquinho. Quando terminava de fazer a tarefa de casa, colocava um pouco de adubo na sua plantinha. Antes do jantar, lá estava o Pedrinho, sentado ao lado da planta para não deixar seu cachorro fazer xixi nela.
Todos os dias ele aguava a planta e ficava olhando para ela, ansioso para que crescesse o mais rápido possível. (Mas, todos nós sabemos que uma árvore demora muito a crescer.) Mesmo assim, Pedrinho passou a dedicar a maior parte do seu tempo para o cultivo daquela futura árvore: toda manhã ele aguava e dizia que era o melhor horário para fazer isso e passava uma boa parte da noite perto da plantinha, pois tinha medo que o seu cachorro fosse ao quintal e fizesse xixi na muda.
Figura 4 – A muda crescendo
A plantinha foi crescendo, mas Pedrinho não tinha mais tanto tempo para estudar, brincar e fazer outras coisas. E, infelizmente, ele passou a ler menos a Bíblia e quando ia orar, já estava tão cansado de cuidar da árvore que dormia de joelhos nos pés da cama. Além disso, Pedrinho deixou de ir a Escola Bíblica aos domingos e às vezes nem ia ao culto, pois dizia que se a planta ficasse sozinha, seu cachorro poderia comê-la ou fazer xixi nela.
Aplicação: Todos nós precisamos ler a Palavra de Deus, orar e ir à igreja. Muitas vezes aparecerem várias atividades para fazermos durante o dia e acabamos deixando de cuidar do nosso relacionamento com Deus. Foi isso o que aconteceu com Pedrinho: ele ficou tão empolgado e feliz com a sua árvore, que acabou deixando de ler a Bíblia, de fazer orações e até de ir à igreja. Mas, em Mateus 6:33, Jesus diz que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Então, devemos organizar nosso dia de uma forma que possamos buscar a Deus, pois assim como Pedrinho, podemos ter nossa atenção tirada das coisas de Deus por causa de um brinquedo novo, de um amigo que conhecemos, das tarefas de casa, etc.
Figura 5 – Pedrinho triste
O tempo foi passando, a plantinha foi se transformando numa linda árvore, mas Pedrinho estava muito desobediente a seus pais e sentia muita vontade de brigar com algumas crianças da sua escola, principalmente aquelas que o perturbavam. De vez em quando, ele se pegava falando palavrões. Com isto, Pedrinho começou a se perguntar o que estava acontecendo, afinal de contas, ele já era convertido, já havia acreditado que Jesus era o único salvador e tinha confessado isso para a igreja. Pedrinho se entristeceu.
Aplicação: Quando somos convertidos e cometemos algum pecado, o Espírito de Deus nos mostra nosso pecado e gera uma tristeza no nosso coração para que venhamos a nos arrepender, ou seja, parar de praticar aquele pecado. Em 2ª Coríntios 7:10, a Bíblia diz que Deus nos entristece quando pecamos para que venham a abandonar o nosso pecado. Dessa forma, Deus agiu com Pedrinho, entristecendo-o. Se você também entregou sua vida a Jesus e é uma nova criatura, o Espírito Santo irá lhe entristecer, caso cometa algum pecado.
Figura 6 – Pedrinho na EBD
Certo dia, Pedrinho decidiu ir à Escola Bíblica, pois estava sentindo muita falta de assistir as aulas da Tia Célia e dos seus irmãos da igreja. Após a aula, Tia Célia, com muita alegria, se aproximou dele e falou:
– Pedrinho, há quanto tempo! Por onde você estava? Sentimos muito sua falta! Porque faz tanto tempo que você não vem à igreja?
Pedrinho respondeu que esteve meio sem tempo, pois havia ganhado uma plantinha na escola e estava cuidando dela dia e noite para que se tornasse uma árvore rapidamente. Ele mostrou as fotos da árvore para professora: desde quando ela era apenas uma muda até quando se tornou uma linda e grande árvore (Mostre a Figura 7 e retorne para a 6). Contudo, a professora notou certa tristeza em Pedrinho e perguntou novamente:
– E como você está? Você está crescendo em obediência como essa árvore?
Ele abaixou a cabeça e confessou com muita tristeza, mesmo envergonhado, que havia pecado: ultimamente desobedecia mais a seus pais, sentia vontade de brigar com as crianças da sua escola e, algumas vezes, até falou palavrão. Tia Célia ficou muito assustada, pois Pedrinho era um menino muito dedicado à igreja e não imaginava o porquê de ele estar daquele jeito. Então, ela perguntou:
– Pedrinho, mas como você deixou isso acontecer?
Ela olhou firme para ele e perguntou:
– Me responda uma coisa: Você me disse que estava muito ocupado cuidando da sua árvore e não tinha tempo nem de vir à igreja: você também estava sem tempo para ler a Bíblia?
Pedrinho parou e começou a lembrar dos seus últimos meses. Ele percebeu que de manhã, de tarde e de noite se dedicou apenas a sua plantinha, pois estava muito ansioso para vê-la crescer. Então, Pedrinho notou que quase não tinha lido a Bíblia nos últimos meses. Ele olhou para a professora com tristeza e vergonha e disse:
– Tia Célia, eu quase não tenho lido a Bíblia.
Então, ela começou a explicar:
– Pedrinho, todas as pessoas que confessam a Jesus como salvador são como a sua árvore.
E ele replicou:
– Hãn? Como assim, nós somos como árvores?
E ela continuou:
– Pedrinho, a árvore precisa de água para crescer no tamanho. Se você não tivesse aguado ela, com certeza teria morrido e nunca haveria ficado linda como está agora. Para nós crescermos na obediência a Deus também precisamos de uma água especial. Você sabe que água é essa? (Aproveite para interagir com as crianças direcionando essa pergunta para elas) Essa água é a Palavra de Deus. A Bíblia diz, no primeiro Salmo, que quando meditamos na Palavra de Deus dia e noite, nós somos como uma árvore que é aguada todos os dias, por isso nossa obediência aumentará, assim como o tamanho das árvores aumentam quando elas são aguadas.
Aplicação: Quando somos convertidos e passamos a servir a Jesus é como se fossemos uma plantinha. Começamos a obedecer a Deus aos pouquinhos, mas para que nossa obediência aumente precisamos ler a Bíblia. Pois, a Palavra de Deus é para nós, como a água é para as árvores. O que uma árvore precisa para crescer? (Deixe algumas crianças responderem) E o que nós precisamos para crescer na obediência ao Senhor? (Deixe algumas crianças responderem novamente)
Quando passamos a servir a Jesus, o pecado fica como se estivesse dormindo dentro de nós e para não acordá-lo precisamos ler a Bíblia, orar, ir à igreja, obedecer a Deus, falar de Jesus para as pessoas. Quando nós não fazemos isso, deixamos de cuidar da nossa nova natureza. Lembram que agora somos novas criaturas?
Quando entregamos nossa vida a Jesus, dentro de nós passa a existir nossa natureza pecaminosa e o Espírito Santo de Deus. Vai ser mais forte quem receber mais alimento. Se nos alimentamos com a Palavra, nossa nova natureza vai ficar mais forte. Cresceremos em obediência, como as árvores que recebem água. Mas, se não lermos a Bíblia, o pecado ficará forte em nós e, assim como Pedrinho, faremos coisas que desagradam a Deus e nos entristecem.
Figura 1 – Pedrinho lendo a Bíblia (Você também pode mostrar às crianças uma Bíblia de verdade)
Com aquelas palavras, Pedrinho foi embora para casa, refletindo que havia cuidado muito bem da sua árvore, tanto que ela tinha crescido e estava dando muitos cajus. Contudo, ele confessou a Deus que não estava cuidando do seu crescimento espiritual, pois não lia a Bíblia nos últimos meses e sentia mais facilidade para pecar.
Ao chegar a sua casa, Pedrinho confessou a Deus os seus pecados novamente e o Senhor lhe perdoou, pois a Bíblia que quando confessamos os nossos pecados e os abandonamos, Deus nos perdoa e nos ajuda a vencer o pecado.
Ele voltou a ler a Bíblia e não deixou que mais nada tirasse o tempo que ele devia dedicar a Deus.
Aplicação: Nós que entregamos nossa vida a Jesus precisamos ler a Bíblia todos os dias para conhecermos a Deus. Deus mandou algumas pessoas escreverem a Bíblia para que nós pudéssemos conhecê-lo, saber quem Ele é. (Mostre uma Bíblia para as crianças) Quem é Deus? Você saberá somente se ler a Bíblia, pois ela fala muito sobre o Senhor. Quando deixamos de ler a Palavra de Deus, o pecado fica forte dentro de nós. Se acontecer, você deve confessar ao Senhor em oração: diga qual foi o seu pecado, peça perdão a Deus e clame para que ele lhe ajude a abandonar o pecado. Em seguida, não volte a cometer o mesmo erro e se fortaleça lendo a Bíblia, como fez Pedrinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário